Com a evolução tecnológica no mundo, o mercado de trabalho se transformou rapidamente. Profissões fundamentais, como telefonista ou datilógrafo, foram extintas. Há aquelas que estão desaparecendo aos poucos, como cobradores de ônibus, maquinistas, assistente de impressão, caixas de lojas e supermercados. E algumas outras, devido ao fato de serem consideradas tradicionais, ainda se mantêm, como advogados, profissionais da área da comunicação, médicos e engenheiros. Diante desse cenário, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre qual profissão seguir.
Um fator relevante que se deve considerar na busca profissional foi a crise gerada no mercado de trabalho em decorrência da situação pandêmica, que acelerou ainda mais o processo de transformação profissional, permitindo com que as pessoas ficassem mais tempo em casa e utilizassem com mais frequência os recursos tecnológicos já disponíveis, possibilitando o trabalho remoto.
Listamos aqui algumas áreas que são tendências no Brasil e no mundo:
Tecnologia
Essa com certeza veio pra ficar, pois não só nossa vida pessoal como a profissional gira em torno dela. Profissões relacionadas à programação, automação, internet das coisas, inteligência artificial e ao machine learning (aprendizado da máquina) são profissões com enorme demanda.
Dados
Como a tecnologia está em alta, o mesmo cenário trouxe o big data, que coleta e processa uma infinidade de informações. Por ser uma base de informações gigantesca, profissionais dessa área são essenciais para a análise estratégica dos dados obtidos na tomada de decisões das empresas. O conceito do Big Data se iniciou com 3 ‘Vs’: Velocidade, Volume e Variedade.
Compliance
O consumidor está mais exigente e mudou sua maneira de ver o mundo, o que impacta sua escolha na hora de comprar um produto. Ou seja, as pessoas estão mais conscientes com relação ao impacto socioambiental. Os profissionais de compliance são responsáveis por garantir uma imagem positiva da empresa sobre o cumprimento de leis e regulamentações do setor que atuam. O profissional dessa área ajuda a empresa a atuar de maneira sustentável, o que, consequentemente, melhora a imagem dela no mercado.
E-commerce
Com o aumento das lojas virtuais, a tendência é que lojistas abram mais desses espaços para vender seus produtos, pois não precisam de um local físico, aluguel, vendedores e outros custos. O profissional de e-commerce é responsável por essas lojas virtuais, cuidando de todo o fluxo de compra e venda desses produtos. É muito importante que, além de conhecer de tecnologia, esse profissional tenha uma visão estratégica de vendas.
Qualidade de vida
O avanço tecnológico fez crescer também o número de pessoas que trabalham mais horas por dia, muitas até trabalham em casa após longas horas no escritório, isso quando também não o fazem de fim de semana. Com isso, cresceu o estresse e a ansiedade por pressão de resultados, o que deixou as pessoas mais pressionadas. Profissionais da área de qualidade de vida serão essenciais para ajudar essas pessoas que buscam viver melhor num mundo cada vez mais conectado e competitivo.
Saúde
A expectativa de vida no planeta vai crescer, não é mais segredo pra ninguém. Estudos da ONU (Organização da Nações Unidas) relatam que em 2050 o mundo terá 2 bilhões de idosos, o que deve ser tratado como prioridade global. Profissões relacionadas à gerontologia, e outras que estudam as mudanças na vida biológica, psicológica, social, e biotecnológica, que promovem a melhoria genética em vegetais, animais e até nos seres humanos serão de extrema importância.