Como já se sabe, o Brasil é um dos países com menores índices de educação financeira do mundo, ficando em 27º lugar num total de 30 no ranking da OCDE (Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), ficando à frente apenas de Croácia, Bielorússia e Polônia). Realmente, é difícil poupar um dinheiro no Brasil, ainda mais em tempos de crise onde a renda caiu e o custo de vida aumentou. Mas, mesmo assim, existem algumas práticas que você pode utilizar para poupar dinheiro, mesmo que sendo um pouco só.
Não gaste mais do que você ganha
Essa é a primeira regra, não gastar além do seu salário. Pode parecer óbvio, mas ainda é grande o número de pessoas que compram além da conta e jogam seus gastos para o mês seguinte, criando uma bola de neve. E em pouco tempo, tendo de trabalhar para pagar dívidas que se acumulam mês a mês. Então, evite ao máximo fazer dívidas, pois só assim você conseguirá um equilíbrio financeiro. Evite ao máximo parcelar, os juros dos cartões de crédito beiram os 300% ao ano. Se você estiver no vermelho, corte todos os gastos supérfluos para começar então a ter condições de fazer economia.
Registrar todas as despesas
Depois de não gastar além da conta, chegou a hora de registrar todos os seus gastos. Isso vai de uma calça, camiseta, até de um sorvete ou lanche. Você precisa registrar as entradas e saídas do seu dinheiro. Você pode fazer isso numa planilha de Excel, um aplicativo de celular, ou até mesmo num caderno. A importância de fazer esses registros é que, somente assim, você saberá tomar as melhores decisões na hora de comprar suas coisas no próximo mês, e até eliminando gastos que você percebeu que poderia ter evitado. Registrar lhe dará uma direção para equilibrar as contas.
Economize uma quantia para investimento
Agora que você já viu que não se deve gastar mais do que ganha, e depois registrar os gastos, agora é a hora de poupar um dinheiro para fazer algum investimento. Isso depende de cada pessoa, algumas pessoas economizam um dinheiro na compra do mês, adquirindo produtos mais baratos, uma roupa que não seja de marca, até mesmo evitando a pizza do sábado à noite, já outras não fazem esses pequenos esforços, mas separam uma pequena parcela do salário, coisa de 15 a 20% do salário, se for possível. Lembre-se, esse é um exercício que precisa ser feito mensalmente para dar bons resultados.
Tenha conselhos de um profissional em administração financeira
Algumas pessoas conseguem sozinhas poupar seu dinheiro, outras já encontram certas dificuldades. Caso aconteça isso aconteça, busque a ajuda de um profissional em administração financeira, pois ele terá o conhecimento necessário para mostrar os melhores caminhos no seu principal objetivo. As dicas desse profissional podem ir de como cortar gastos, até de onde fazer os melhores investimentos.
Estabeleça metas
Outra dica infalível para conseguir economizar dinheiro, é estabelecer metas. Isso vai de uma viagem, um carro novo, uma faculdade, uma casa própria, ou mesmo uma aposentadoria tranquila. Planeje metas, liste objetivos financeiros, isso será importantíssimo para você saber muito bem o que quer e quando quer ter.
Boa sorte!
Agora que você já sabe o que fazer, tenha certeza que sua vida financeira será melhor, mas lembre-se que você só conseguirá isso deixando seu lado emocional de lado, e se caso tiver dificuldades, compartilhe isso com pessoas que podem lhe ajudar, como amigos ou familiares.
Clique aqui para saber mais sobre essas e outras dicas!