Já imaginou quantos currículos um recrutador recebe e como ele filtra para selecionar os melhores? Os profissionais de RH dizem que muitas vezes uma pessoa não é chamada para uma entrevista não pelo conteúdo do currículo, mas pela forma como foi elaborado.
Veja 5 dicas de especialistas para que seu currículo receba a atenção dos recrutadores:
Organização
Seu currículo tem de ser objetivo e direto. As informações precisam estar organizadas em dados pessoais, escolaridade, cursos extracurriculares, experiência profissional e suas principais características. As melhores fontes para seu currículo são Arial e Times New Roman. Muito cuidado com a ortografia, pois quaisquer erros de português ou concordância farão com que seu currículo seja descartado logo de cara.
Carta de Apresentação
Esse é um dos itens mais exigidos pelos recrutadores, não menos importante que o currículo, tanto que alguns candidatos com bons currículos não são chamados para uma próxima etapa por se esquecer desse item. Uma boa carta de apresentação pode fazer toda a diferença, é nela que a maioria dos recrutadores filtra o restante das informações. É possível enviá-la no corpo do e-mail para despertar o interesse do recrutador.
Experiência Profissional
Candidatos com “grande rotatividade” nas empresas podem parecer instáveis e inseguros aos olhos dos recrutadores. Porém, muitos desses profissionais receberam promoções ou trocaram de empresa por ter um conhecimento vasto em sua área, ou até mesmo por fazer muitos cursos, acabaram sendo valorizados por outras empresas. Seja sincero e explique detalhadamente sua trajetória no currículo e na entrevista quando for chamado.
OBS – Se for seu primeiro emprego, destaque que você busca uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.
Palavras-Chave
Quando o candidato inclui palavras-chave ajuda o recrutador na hora de saber especificamente o seu campo de atuação, facilitando a análise.
Cursos extracurriculares
Recrutadores confirmam que uma boa escolaridade e experiência despertam seus olhares num currículo, e cursos extracurriculares também influenciam e muito suas escolhas na hora de selecionar um candidato. Possuir outras formações mostra que o candidato é uma pessoa disposta a aprender e busca sempre melhorar. Os cursos podem ser técnicos, livres, de idiomas etc. Quanto mais cursos a pessoa tiver, mais ela se destacará de outros candidatos.
Clique aqui para descobrir mais sobre a área de RH!