Pessoas especiais possuem dificuldades no aprendizado e também em acessar informações, mas como trabalhar os recursos tecnológicos com esses alunos?
O ambiente de ensino moderno se transforma aos poucos num local em que a tecnologia deverá ser trabalhada com o intuito de diminuir as desigualdades e promover o aprendizado. Trabalhar essa inclusão não é algo tão simples assim, mas hoje existem inúmeras ferramentas que podem ajudar o educador a desenvolver as potencialidades em alunos especiais.
Editor livre de prancha
Esse software é utilizado para trabalhar e se comunicar através de imagens e símbolos. A chamada “prancha da comunicação” ajuda ao professor selecionar imagens que realmente tenham algum sentido para o aluno, o que irá facilitar seu aprendizado. O educador pode utilizar um celular, notebook ou tablete, fazendo com que a pessoa com dificuldades em se comunicar indique o que deseja expressar. De uso livre, o educador ou a família do aluno podem usar a qualquer hora e lugar
Mouse ocular
Com o auxílio de um teclado virtual para pessoas especiais, o Headmouse, ou mouse ocular, é um programa utilizado a quem se comunica apenas através da boca ou piscar dos olhos, sem o uso das mãos.
Abaixo, estão outros softwares gratuitos que podem ser extremamente úteis no trabalho da inclusão com recursos tecnológicos.
- Holos: Recomendado para alunos com deficiência intelectual
- Microfênix: O aluno pode trabalhar usando apenas a voz, recomendado para pessoas com deficiência motora
- Eugênio: É um preditor de texto para quem possui dificuldades de leitura e escrita.
- Mecdaisy: Indicado para quem tem deficiência visual e dificuldades de leitura e escrita, esse software permite a leitura e também o aluno produzir de livros digitais.
- Jecripe: É game voltado com especialmente a pessoas Síndrome de Down.
- Simon: Software indicado especialmente para pessoas com dificuldades motores. A pessoa por utilizar o computador através da voz
- NVDA: Para pessoas com deficiência visual e motoras, é um software de tela em código aberto.
- Sorobã Virtual: O software é excelente para pessoas com baixa visão e dificuldades em matemática.
- DOSVOX: O professor poderá utilizar esse programa para alunos com deficiência visual e dificuldades de leitura e escrita, através de um computador com controle de voz.
Você sabia que os profissionais da Pedagogia é quem estão aptos a trabalhar com alunos especiais?
Clique aqui para saber mais sobre a Pedagogia na prática.